O DIA A HISTÓRIA – Dia Nacional da Construção Social

PORTO VELHO – BOM DIA 17 DE AGOSTO! RONDÔNIA: 1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Estado de Rondônia.  2015 – Um grupo de 28 personalidades fundam a Academia Rondoniense de Letras. A instalação ocorreu em abril de 2016.

                                       COMEMORA-SE

Dia do Nacional do Patrimônio Histórico. Dia Nacional da Construção Social. Católicos lembram: São Jacinto, Santa Clara da Cruz, São Eusébio de Cracóvia.

                                          FOTO DO DIA

Em meio aos escombros do antigo mercado público de Porto Velho, o “Bar do Zizi” foi durante vários anos o centro de uma batalha judicial entre um grupo empresarial e outro, formado por intelectuais que alegavam defender a história daquele lugar. Os empresários já haviam adquirido uma parte do que fora o mercado e construído o edifício “Rio Madeira”, primeiro prédio de quatro andares na cidade, no início da década de 1980. Depois de muitas mobilizações a prefeitura reassumiu a parte que ainda restava, derrubou o “Bar do Zizi” mas entregou àquele comerciante um dos boxes do que construiu no lugar, inaugurado em 2008 e que passou a ser conhecido por “Mercado Cultural”.

                                            FATOS

BRASIL

1645 — Batalha de Casa Forte (Insurreição Pernambucana) entre as forças da Companhia Holandesa e a milícia luso-brasileira. 1784 — Nasce Diogo Antônio Feijó, padre e político, regente no I império brasileiro. 1940 — Primeiro concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Theatro Municipal (RJ), regida por Eugen Szenkar. 1977 — Jorge Amado lança o romance Tieta do Agreste, uma das obras mais vendidas do autor. 1987 – Morre Carlos Drummond de Andrade, poeta, contista e cronista.

MUNDO

1833 — Primeira travessia em navio a vapor do Oceano Atlântico. 1903 — Joseph Pulitzer estabelece o Prêmio Pulitzer, maior premiação da literatura.  1953 — Acontece a 1ª reunião dos Narcóticos Anônimos (EUA). 1970 — Lançamento da sonda espacial Venera 7, que fará transmissão de dados da superfície de Vênus. 1977 — O quebra-gelo soviético Arktika se torna o 1º navio de superfície a chegar ao Polo Norte. 2008 — O nadador norte-americano Michael Phelps torna-se o 1º atleta a conquistar oito medalhas de ouro na história dos Jogos Olímpicos.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

Related Posts

Comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
2,956FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
spot_img

Recent Stories